quinta-feira, 17 de novembro de 2011

EXTREME TAPPING GUITAR

Segundo a wikipédia:

Tapping é uma técnica criada por Steve Hackett, sendo utilizada principalmente em guitarra elétrica, mas também em outros instrumentos de corda (como baixo, ou violão).

É uma variação do legato, ou técnica de notas ligadas. 

Consiste em utilizar uma ou as duas mãos para "martelar" (tap) notas na escala, ligando-as, adquirindo assim efeito de grande velocidade. O guitarrista Eddie Van Halen foi o responsável por popularizar essa técnica.

No Brasil, destacam-se Edu Ardanuy, Kiko Loureiro, Juninho Afram, Romário do Batô, Wellington Coelho, Esteffan Jonkman, e outros.

Há uma variação chamada two-handed tapping, difundida por Stanley Jordan, que consiste em tocar uma música usando até oito ou nove dedos. Na forma mais comum usa-se uma mão para fazer a base e outra para solar.

No caso dos instrumentos Chapman stick e Warr guitar - criados respectivamente por Emmett Chapman e Mark Warr - utilizam-se as duas mãos no chamado Free Hands two-hand tapping.

Bom...... histórias a parte eu prefiro mesmo é me deliciar com o incrível som que se pode tirar do instrumento.
Hoje vos trago um ótimo vídeo que pode ser visto abaixo!!!

Espero que gostem, e boa aula!!!!!


Um comentário:

  1. Apesar de parecidos , Warr guitar e Chapman Stick
    são instrumentos bem diferentes. Alguém pode explicar as maiores diferenças ( Sonoridade, Técnica de execução , afinação ,grau de dificuldade etc.?

    ResponderExcluir