sábado, 26 de novembro de 2011

JAZZ GUITAR

Apesar de eu não fã de carteirinha de guitarristas de jazz, tenho que reconhecer que esse cara tem talento.

Pat Metheny ganhou vários concursos como o "melhor guitarrista de jazz" e prêmios, incluindo discos de ouro para os álbuns Still Life (Talking), Letter from Home e Secret Story. 

Ganhou também quinze prêmios Grammy Awards sobre uma variedade de categorias diferentes incluindo "Best Rock Instrumental", "Best Contemporary Jazz Recording", "Best Jazz Instrumental Solo", "Best Instrumental Composition". O Pat Metheny Group ganhou sete Grammies consecutivos em sete álbuns consecutivos.

Metheny dedica a maior parte de sua vida a turnês e viagens, calculando uma média entre 120 a 240 viagens por ano desde 1974. Continua a ser uma das estrelas mais brilhantes da comunidade do jazz, dedicando tempo aos seus próprios projetos, a novos músicos e aos veteranos, ajudando-lhes a alcançar suas audiências tão como realizar suas próprias visões artísticas.

Fonte Wikipédia.


Quer tocar como Pat Metheny toca??? trago hoje uma ótima oportunidade de estudo, um songbool com 167 composições e 448 páginas...é material que não acaba mais, aproveitem, antes que encerrem minha conta!!

Obrigado!!!

 

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

EXTREME TAPPING GUITAR

Segundo a wikipédia:

Tapping é uma técnica criada por Steve Hackett, sendo utilizada principalmente em guitarra elétrica, mas também em outros instrumentos de corda (como baixo, ou violão).

É uma variação do legato, ou técnica de notas ligadas. 

Consiste em utilizar uma ou as duas mãos para "martelar" (tap) notas na escala, ligando-as, adquirindo assim efeito de grande velocidade. O guitarrista Eddie Van Halen foi o responsável por popularizar essa técnica.

No Brasil, destacam-se Edu Ardanuy, Kiko Loureiro, Juninho Afram, Romário do Batô, Wellington Coelho, Esteffan Jonkman, e outros.

Há uma variação chamada two-handed tapping, difundida por Stanley Jordan, que consiste em tocar uma música usando até oito ou nove dedos. Na forma mais comum usa-se uma mão para fazer a base e outra para solar.

No caso dos instrumentos Chapman stick e Warr guitar - criados respectivamente por Emmett Chapman e Mark Warr - utilizam-se as duas mãos no chamado Free Hands two-hand tapping.

Bom...... histórias a parte eu prefiro mesmo é me deliciar com o incrível som que se pode tirar do instrumento.
Hoje vos trago um ótimo vídeo que pode ser visto abaixo!!!

Espero que gostem, e boa aula!!!!!